Vinhos tentadores

on Dec 1, 2019 in Piloto Automático | No Comments

Durante os próximos meses a TAP serve néctares da Península de Setúbal. Uma surpresa para os sentidos.

A Península de Setúbal é uma região de grandes tradições vitivinícolas e uma das que mais produz vinhos de grande qualidade a preços muito atrativos. Foram os fenícios e os gregos a iniciar a cultura; romanos, árabes e francos incrementaram a produção. Na Idade Média, após a reconquista cristã, desenvolveu-se a vitivinicultura, e nos séculos seguintes o vinho passou a ser um dos produtos mais exportados, dominado pelas ordens religiosas, que também desenvolveram novas técnicas agrícolas. Na época dos Descobrimentos muitas eram as naus e caravelas carregadas com vinho da região. E também foi ali o berço do conceito dos vinhos de “roda” ou “torna-viagem”, que, ao regressarem a Portugal, passando duas vezes a linha do Equador debaixo de altas temperaturas, melhoravam substancialmente e por isso eram vendidos a bom preço.

Mais recentemente, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o país a partir da década de 80, a península investiu na revitalização das vinhas e no aumento de qualidade, sendo hoje uma das regiões de destaque no país. A TAP serve durante os próximos meses alguns desses vinhos nas viagens de médio e longo curso. A ação junta quatro produtores: Adega de Palmela, Bacalhôa Vinhos, Casa Ermelinda Freitas e Quinta do Brejinho da Costa. Até Janeiro diversas gamas poderão ser provadas tanto em Económica como em Executiva.

A península está a sul de Lisboa e caracteriza- -se por grandes explorações dominadas pelas castas Castelão e Moscatel. As vinhas distribuem-se por praticamente toda a área, de Palmela a Sines, a maior parte em zonas planas, à exceção das situadas na Serra da Arrábida. Os solos são maioritariamente arenosos, em terrenos pobres, planos ou com suaves ondulações. O clima é mediterrânico e ameno. O produto? De excelência.

wine.flytap.com

 

por Maria João de Almeida

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.