Vinho do coração da terra

on Sep 3, 2019 in Piloto Automático | No Comments

A espantosa Herdade do Freixo regressou ao Verão com cinco brancos alentejanos fora do comum.

A 40 metros de profundidade controla-se melhor temperaturas constantes, e a força gravítica, por mais próxima do centro do planeta, é maior, beneficiando a consistência das massas vínicas. São duas realidades físicas que definem os vinhos da Herdade do Freixo. “Quis-se simultaneamente preservar o potencial da uva e respeitar o vinho durante a fermentação e estágio. A utilização de bombas foi totalmente excluída, sendo utilizada apenas a gravidade natural ao longo do processo”, explicam.

A adega foi inaugurada em 2016 com projeto de arquitetura de Frederico Valsassina. É uma construção incomum, situada perto do Redondo, no Alentejo, entre a Serra d’Ossa e Évora, concebida à superfície como um “acidente artificial” (conheça melhor o interior da adega na nossa secção Bagagem, página 78, a que a UP teve acesso exclusivo para a produção fotográfica desta edição). Em 2018 foi Edifício do Ano pelo reputado site Arch Daily e este ano a Entidade Regional de Turismo classificou-a como Melhor Enoturismo.

Os 300 hectares, 26 deles de vinha, foram idealizados pelo enólogo-administrador Pedro de Vasconcellos e Souza (que tem a Casa de Santar no currículo). A equipa junta também Dina Cartaxo e Iñaki Kamio, e os viticultores Manuel António Carriço e Amândio Cruz. Este Verão as novidades são cinco brancos – os Freixo monocasta (Chardonnay, Sauvignon Blanc, Alvarinho), Freixo Terroir e Freixo Reserva – e o produtor defende-os como vinhos alentejanos “diferentes do que se estaria à espera”, com frescura, mineralidade, vibração e persistência distintas. Mantêm-se os tintos: Family Collection 2015, Reserva 2015, Terroir 2016, e o rosé Terroir 2018.

Para experimentar tudo isto, arquitetura e néctares, há um serviço de enoturismo com visita guiada e provas. Neste estio, a Herdade do Freixo tem uma proposta tentadora: um piquenique na planície, ao pôr do sol, no Oásis das Azinheiras, rodeado pelas vinhas, com produtos regionais e os respetivos vinhos. Só pode correr bem.

herdadedofreixo.pt

 

por João Macdonald

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.