Uma noite na barrica

on Feb 1, 2020 in Piloto Automático | No Comments

No Douro há experiências únicas na Quinta da Pacheca para os amantes do vinho.

A Quinta da Pacheca, em Cambres, recebeu o Public Choice Award da Best of Wine Tourism, importante competição mundial promovida pela rede Great Wine Capitals. Mais um a juntar a tantos outros prémios que tem vindo a receber ao longo da sua história. E não é para menos. Tem uma gama variada de vinhos, restaurante e hotel. É também o sonho tornado realidade de qualquer enófilo entusiasta: ali pode-se dormir em barricas gigantes!

História longa: a quinta foi referida pela primeira vez em 1738, pertença “da Pacheca”, D. Mariana Pacheco Pereira, mulher marcante que se dedicou à sua gestão. Em 1903 a produção ganhou impulso com D. José Freire de Serpa Leitão Pimentel. As vinhas foram recuperadas, as castas ordenadas por talhões (pouco comum na época), e em 1916 construíram-se novos armazéns e oito imponentes lagares, ainda em utilização. A quinta foi adquirida em 2012 pelos empresários Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, que a transformaram num wine hotel de luxo, mais sala de provas e loja. O edifício foi restaurado pelo arquiteto José Manuel Leite de Castro (este ano passará a 24 quartos, spa e piscina). No restaurante aprecia-se gastronomia portuguesa. E depois há os dez quartos instalados em barricas gigantes, numa zona elevada da propriedade. Cada barrica-suíte tem casa de banho e um deck com vista para as vinhas.

Na Pacheca produzem-se brancos, rosés, tintos e portos, desenhados pela talentosa enóloga Maria Serpa Pimentel. Além das visitas com provas, organizam-se piqueniques, workshops de vinho e cozinha tradicional, apanha de uva e lagarada. A quinta tem também parcerias com diversas empresas de passeios e desportos radicais.

quintadapacheca.com

 

por Maria João de Almeida

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.