TAP News – Setembro’19

on Sep 3, 2019 in Aterragem | No Comments

Em julho, 1700000 – Recorde absoluto

A TAP bateu um novo recorde em julho, ao transportar mais de um milhão e 700 mil passageiros a bordo das suas aeronaves. Com um crescimento de 11,6% face ao período homólogo de 2018, este foi o melhor mês de sempre da companhia aérea portuguesa, em número de passageiros transportados.

A América do Norte esteve em destaque, com mais 57,1% de passageiros, totalizando cerca de 117 mil clientes a bordo, bem como África, onde a TAP cresceu 13,9%, para um total de 129 mil passageiros.

O Brasil continua a mostrar sinais de recuperação. Depois de, em junho, a TAP ter transportado nas rotas da América do Sul mais 3,4% que no mesmo mês de 2018, em julho a diferença é de mais 10,9%, ou seja, mais 17 mil passageiros comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

As rotas da Europa foram as que registaram o maior crescimento absoluto, ultrapassando um milhão de passageiros, mais 77 mil, ou 8,3%, quando comparado com julho de 2018. Já nas rotas dos Açores e da Madeira, a TAP registou um aumento de 11%, alcançando os 156 mil passageiros no conjunto das rotas de e para as Regiões Autónomas.

De realçar, também, as dez novas rotas que a TAP já inaugurou este ano – Telavive, Basileia, Dublin, Chicago, Washington, D.C., São Francisco, Nápoles, Tenerife, Conacri e Porto-Bruxelas –, que contribuíram com mais cem mil passageiros a bordo dos aviões da companhia. A Europa ocupa o primeiro lugar desta tabela com mais 55 mil passageiros, seguida do Atlântico Norte com mais 31 mil passageiros, e do Médio Oriente com mais dez mil.

Julho reforça assim o crescimento que a TAP registou no primeiro semestre do ano, período no qual transportou quase oito milhões de clientes, um aumento de 4,8% face aos primeiros seis meses de 2018.

::

TAP – A marca mais forte

A TAP foi considerada em julho a marca portuguesa mais forte pelo ranking do Índice da Força da Marca, elaborado pela consultora Brand Finance, que avalia 50 marcas de diversos setores em Portugal. A companhia entra assim para o grupo de marcas consideradas mais valiosas do país. A Brand Finance destaca a inauguração de novas rotas, num ano em que, além da abertura de novos destinos, a TAP reforçou também frequências de voos e ajustou a sua oferta. Neste índice, que avalia atributos como a ligação emocional, o desempenho financeiro e a sustentabilidade da marca, acompanhia obteve a pontuação mais alta entre as empresas avaliadas em Portugal, subindo da nona posição diretamente para a liderança.

::

Carlos Paredes e D. Maria I dão nome a dois A320neo

A TAP homenageou o músico Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, ao batizar o novo Airbus A320neo (matrícula CS-TVD) com o seu nome. A cerimónia, que decorreu a 23 de julho no Hangar 6 do campus da TAP, contou com a presença de familiares, colaboradores da companhia, o Chairman e o CEO da TAP, que juntos quiseram assinalar os 15 anos da morte do artista.

“É um orgulho e uma honra para a TAP homenagear um ícone da cultura portuguesa como o Carlos Paredes”, referiu Miguel Frasquilho, Chairman do Grupo TAP, na abertura do evento. “O Carlos Paredes merece esta honra e talvez seja a mais bonita de todos os tempos”, completou Luísa Amaro, música e viúva do guitarrista, durante o seu discurso, emocionada com a homenagem que a companhia prestou ao músico. “A partir de hoje, este avião será uma enorme guitarra de Carlos Paredes com gente dentro e chegará a todo o mundo”, concluiu. A relação de Carlos Paredes com a TAP é antiga. No ano de 1990, no âmbito das comemorações do 45º aniversário da companhia, o guitarrista dedicou o álbum Asas Sobre o Mundo à TAP e nele incluiu duas composições exclusivas – “Asas Sobre o Mundo” e “Asas da Saudade” – como agradecimento por toda a atenção que a transportadora lhe prestou ao longo dos anos.

De recordar que esta é já a segunda homenagem que a TAP presta a um músico português num único ano, depois de ter batizado um A321neo com o nome Zé Pedro, da banda Xutos & Pontapés, continuando a transportar o nome de ilustres personalidades portuguesas nas suas asas. Carlos Paredes é agora o quinto músico a dar nome aos aviões da companhia, juntando-se ao A319 Guilhermina Suggia (CS-TTS), ao A320 Luís de Freitas Branco (CS-TNR), ao A321 Amália Rodrigues (CS-TJG).

Também no mês de julho, os céus ganharam uma nova rainha. O Airbus A330neo CS-TUA foi batizado com o nome D. Maria I, em homenagem à primeira rainha reinante em Portugal. Filha de D. José I, recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai foi aclamado rei, em 1750. O avião que a homenageia integra a frota do longo curso da companhia, voando assim para o destino que lhe conferiu o título de princesa – o Brasil – até à sua aclamação como rainha em 1777. D. Maria I, apelidada de “a Piedosa”, integrou a quarta e última dinastia de reis e rainhas portugueses, que vigorou até à Implantação da República, em 1910. Ao todo, reinou durante 38 anos, privilegiando sempre a atividade legislativa, comercial e diplomática. Dedicada a obras sociais, algumas das suas medidas mais importantes passaram pela fundação da Real Casa Pia de Lisboa e pela construção da Basílica da Estrela, onde ainda hoje perdura o seu túmulo. A monarca junta-se a outras personalidades da História de Portugal já homenageadas pela companhia na sua frota do longo curso, tais como D. João II, D. João de Castro, D. Francisco de Almeida, D.Maria II, João Vaz Côrte-Real e João XXI, entre muitos outros.

::

Conforto extra

No seguimento do processo de renovação de frota, a TAP tem agora a área EconomyXtra nos seus aviões, onde pode viajar em classe económica quase como se fosse em executiva. Esta área está disponível nas rotas Lisboa-São Paulo e Lisboa-São Francisco, em ambos os sentidos, e ainda em algumas rotas de médio curso. No longo curso, a EconomyXtra situa-se nas filas dianteiras da classe económica (cadeiras vermelhas) e tem lugares mais espaçosos, reclináveis e com ajuste de cabeceira, monitor de entretenimento, tomadas elétricas e USB, headset e espaço reservado para bagagem.No médio curso, também situados nas filas dianteiras da económica (cadeiras vermelhas), estes lugares têm mais espaço, cadeiras reclináveis com ajuste de cabeceira e suporte para tablet, acesso a energia e possibilidade de ligação USB. Conheça todas as condições e saiba como reservar na página Informação de Reservas em flytap.com.

::

Mais de mil lounges em todo o mundo

Com o estatuto Star Alliance Gold, pode usufruir de mais lounges do que em qualquer outra aliança e ainda levar um convidado. Das saborosas refeições às bebidas, passando por espaços adequados quer ao trabalho quer ao descanso, terá uma experiência verdadeiramente Gold. Conheça os oito benefícios do estatuto Gold em staralliance.com.

::

Praga e Varsóvia de parabéns

A TAP voa há 15 anos de Lisboa para Praga e há dez para Varsóvia. O aniversário de ambas as rotas europeias foi assinalado nos respetivos aeroportos, a 30 de maio e 12 de junho. A comemoração juntou representantes da TAP nos dois países, tripulações, embaixadores e jornalistas. Poucos dias depois da entrada da República Checa na União Europeia, a TAP inaugurava a rota entre Lisboa e Praga, mais precisamente no dia 1 de junho de 2004, com apenas três voos semanais. O crescimento foi enorme no mercado checo e, hoje em dia, a companhia disponibiliza 11 voos por semana e é a única a operar voos diretos e diários, durante todo o ano, entre a República Checa e Portugal. Desde a abertura da rota, a companhia já transportou, ao todo, mais de 1,1 milhões de pessoas entre as duas cidades, a grande maioria com interesse em fazer de Lisboa o ponto de ligação a outras cidades, nomeadamente na América do Norte e do Sul. Em 2009, a TAP transportou 28 mil passageiros na rota LisboaVarsóvia. Dez anos depois, o número triplicou e, em 2018, a TAP fechou o ano com 102 mil passageiros transportados entre a capital portuguesa e a capital da Polónia. Além disso, se há uma década se contavam apenas cinco frequências semanais, atualmente a companhia opera nove voos por semana entre as duas cidades. Além do crescimento do número de voos e de passageiros, já nos primeiros quatro meses deste ano a receita vendida no mercado da Polónia cresceu 37% face ao período homólogo do ano passado. Destaque também para o aumento das vendas a partir da Polónia para os destinos da TAP no Brasil e nos Estados Unidos, resultado da divulgação do novo avião Airbus A330neo e dos novos destinos que a TAP inaugurou este ano na América do Norte: Chicago, São Francisco e Washington, DC.

::

Da fantasia à realidade

Andar de avião pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Que o digam as 20 jovens da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE) que viajaram pela primeira vez para a Madeira a bordo de um avião da TAP, no passado 29 de junho. As jovens, com idades entre os 11 e os 21 anos, pertencem ao coro infantojuvenil Voo à Fantasia, que se juntou à Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos – da Associação Cultural ComCORDAS – para uma série de concertos na Madeira, aproveitando a ocasião para realizarem algumas visitas de estudo, com vista ao enriquecimento cultural e à inclusão. A bordo, as passageiras foram surpreendidas pela tripulação com um diploma de batismo de voo e presentes TAP Store. A companhia marcou assim este momento único na vida destas jovens, dando destaque à importância do papel social de instituições como a CIJE. No futuro, esperamos vê-las a todas a bordo de novos voos da TAP.

::

Uma nova vida para as cadeiras da TAP

Após terem dado a volta ao mundo a bordo dos aviões da TAP, as antigas cadeiras da companhia ganharam uma nova vida e são agora protagonistas do mais recente videoclipe do grupo Xutos & Pontapés.A banda utilizou cadeiras de avião já sem uso, disponibilizadas para venda nos leilões solidários da companhia, para compor o cenário do vídeo do seu novo tema “Às Vezes”, estreado em julho. A faixa faz parte do álbum Duro, o último em que o guitarrista Zé Pedro participou. Cadeiras de classe executiva e de classe económica, galleys, armários e outros elementos da cabina dos aviões, já sem utilização comercial, são alguns dos produtos que a TAP leiloa ao longo do ano e cujas receitas revertem a favor de diversas instituições, tais como a UNICEF, a Associação Salvador, a Associação Mimar e a Santa Casa da Misericórdia, entre outras.

::

Um avião cheio de medalhas

A Seleção Nacional Portuguesa de Hóquei em Patins, que se sagrou em julho campeã do mundo nos World Roller Games 2019, em Barcelona, regressou a Portugal com a TAP, a bordo do Airbus A320 Aquilino Ribeiro (matrícula CS-TNI). O comandante Nuno Camilo congratulou os medalhados durante o voo e, à chegada a Lisboa, as bandeiras da TAP e de Portugal foram colocadas nas janelas do cockpit. Todos os medalhados receberam ainda presentes TAP Store e foram recebidos em festa, no Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa, por centenas de pessoas. No mesmo voo viajaram tambémalguns dos medalhados da Seleção Nacional Portuguesa de Patinagem Artística, que conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. No total, Portugal trouxe para casa duas medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze. A TAP comemorou, desta forma, o desporto nacional e dá os parabéns a todos os atletas portugueses que divulgam o nome do país pelo mundo.

Arquivos

Eventos TAP

A transportadora aérea nacional apoia os seguintes eventos:

01 - 04.09 /// Porto /// Synuclein Meeting

01 - 05.09 /// Peniche /// XI Conferência Europeia em Produtos Naturais Marinhos

02 - 04.09 /// Caparica /// IV International Caparica Conference on Urine Omics and Translational Nephrology

2019 04 - 06.09 /// Lisboa /// NOVA Biophysica

05 - 06.09 /// Porto /// Connect Fest

05 - 07.09 /// Valência /// X Encontro Internacional Conpendi

09 - 12.09 /// Porto /// 19th International Conference on Diseases of Fish and Shellfish

11 - 13.09 /// Aveiro /// 7th Shaping Conference

11 - 13.09 /// Lisboa /// 24th European Nitrogen Cycle Meeting

12 - 15.09 /// Porto /// 14th Young European Scientist Meeting

13 - 15.09 /// Lisboa /// Lisbon Tango Marathon

25 - 27.09 /// Lisboa /// Exling 2019: 10th Tutorial and Research Workshop on Experimental Linguistics

25 - 28.09 /// Lisboa /// European Association for Osseointegration Congress

30.09 - 02.10 /// Lisboa /// Experience Agile 2019

 

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.