TAP News – Julho’19

on Jul 1, 2019 in Aterragem | No Comments

3 World Travel Awards!

A celebração da companhia área nacional não para! A TAP venceu nas três categorias para as quais estava nomeada nos World Travel Awards Europa 2019 (WTA), este ano entregues em território português em cerimónia no Funchal, Madeira. Foi considerada Companhia Aérea Europeia Líder para África; Companhia Aérea Europeia Líder para a América do Sul; e Melhor Revista de Bordo na Europa – a UP que tem nas suas mãos (quinto ano consecutivo, para além de Melhor Revista de Bordo em 2019).

Atribuídos desde 1993, os WTA foram instituídos com o objetivo de reconhecer e premiar a excelência em todos os setores de atividade da indústria global de viagens e turismo. Nomeada entre algumas das mais reconhecidas transportadoras aéreas, a TAP foi eleita num processo de votação online, maioritariamente por profissionais da área de Turismo e Viagens (agentes de viagens, operadores e organizações de turismo de mais de cem países, bem como pelo público em geral). Estes troféus juntam-se aos prémios conquistados em edições anteriores. A TAP foi eleita Companhia Aérea da Europa Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul durante 2014-2017. E ainda Companhia Líder Mundial para África em 2011, 2012 e 2018; e Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul durante 2009-2012 e 2018.

Os WTA são o reconhecimento de uma profunda transformação e renovação em que a companhia tem investido, com a chegada de novos aviões à frota, a abertura de novas rotas e a aposta na melhoria da experiência de viagem dos seus clientes.

::

A321LR da TAP faz história

A TAP voltou a ser pioneira e escreveu uma nova página na história da aviação mundial. O primeiro voo comercial entre a Europa e os EUAem equipamento Airbus A321 Long Range foi feito pela companhia aérea portuguesa a 1 de junho, ligando a cidade do Porto a Nova Iorque. O CS-TXA, batizado com o nome do filósofo e poeta português Agostinho da Silva, levantou voo às 18h05, reforçando o compromisso assumido pela TAP com a zona norte do país e associando este marco histórico ao início das comemorações do 30º aniversário da Base do Porto. Para assinalar o momento, além da celebração no Aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto, o serviço de bordo contou com vinho especial Quinta do Ventozelo e todos os passageiros receberam uma miniatura de garrafa de vinho do Porto Dalva. Em classe executiva houve ainda a oferta de sabonetes da Castelbel e, em Económica, fronhas para almofadas com a típica iconografia desta empresa de produtos perfumados de luxo. Num comunicado aos trabalhadores da companhia, Antonoaldo Neves, CEO da TAP, afirmou que foi “um dia histórico para a aviação, para Portugal e para o Porto. Esta aeronave moderníssima permite que ampliemos a nossa operação do Porto para os EUA, passando das três frequências semanais que temos atualmente para cinco, tendo como meta futura operar um voo diário do Porto para Nova Iorque”. Sendo o primeiro dos 14 aviões deste modelo encomendados à Airbus, o A321LR é um narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas, característica que a TAP irá explorar tirando partido da localização geográfica privilegiada de Portugal, e voar para Nova Iorque, Boston e Washington, DC, e até mesmo para Montreal, no Canadá, num futuro próximo. No Brasil permitirá explorar novos mercados no Nordeste do país e complementar a oferta em várias cidades, como Recife, Maceió, Natal, Fortaleza ou Salvador.

::

Tripulação TAP reeleita a mais bonita do mundo

A TAP volta a marcar presença no Travel Top 50 anual da revista Monocle. De acordo com o suplemento de viagens elaborado por esta publicação britânica, relativo a 2019, os tripulantes da companhia aérea portuguesa são os mais bonitos do mundo. Além da beleza e boa apresentação, a Monocle destaca também o profissionalismo da tripulação. “Com uma idade média de 38 anos, eles não são os mais novos a cruzar os céus, mas a experiência que têm é possivelmente a razão que nos leva a elogiar o serviço profissional e amistoso e a receção calorosa com que nos dão as boas-vindas a bordo”, pode ler-se na revista. Neste ranking, que reúne as melhores experiências de viagem a nível global, constam também os produtos Claus Porto, da empresa Ach. Brito, tantas vezes presentes a bordo dos aviões da TAP e em ações especiais da companhia, tais como voos inaugurais, voos retro e o primeiro aniversário da Ponte Aérea Porto – Lisboa, entre outros. De destacar ainda a menção feita ao trabalho desenvolvido pela TAP no seu hub em Lisboa que, de acordo com a Monocle, ganha o prémio de Hub com a Melhor Localização do Mundo para Voos de Longo Curso. A publicação realça ainda a proximidade entre o aeroporto e o centro da cidade de Lisboa, bem como as ligações históricas e culturais de Portugal ao Brasil e ao continente africano.

::

Juntos por uma causa

No seguimento da destruição resultante da passagem do ciclone Idai por Moçambique, a TAP organizou uma campanha múltipla de apoio – Moçambique – Por uma causa, Juntos! – que decorreu ao longo de abril. A TAP desafiou os seus passageiros frequentes a aderirem à campanha Donate Miles, à qual os clientes da companhia responderam de forma entusiasta, apoiando quatro organizações não-governamentais (ONGs): Estímulo, Médicos do Mundo, Helpo e Solidariedade a Moçambique. Estas ONGs beneficiaram de dois milhões de milhas solidárias, úteis para as suas missões de resgate em Moçambique e transporte de carga solidária. Adicionalmente, a TAP disponibilizou uma tarifa solidária a todas as organizações que necessitaram de transportar carga para Moçambique e forneceu mantas já descontinuadas utilizadas no serviço a bordo. A nível interno, a companhia levou a cabo uma campanha de apoio à Estímulo, junto dos seus colaboradores, com a angariação de bens identificados como necessários. Segundo a ONG, os trabalhadores da TAP doaram mais de meia tonelada de bens essenciais, tais como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de desinfeção. De acordo com a área de responsabilidade social corporativa da TAP, este tipo de ajuda permite que as ONGs aumentem exponencialmente o impacto do seu trabalho em campo, através do transporte das equipas humanitárias e de carga solidária em fases de reconstrução.

::

Banjul a partir de outubro

A TAP começa a voar para Banjul, capital da Gâmbia, a partir de 26 de outubro, com uma oferta de três voos por semana, à partida de Lisboa. Trata-se de mais um reforço da operação da companhia aérea em África, mercado onde a TAP tem registado crescimento significativo. A operação será efetuada em Airbus A320, com três voos semanais: partidas de Lisboa às terças, quintas e sábados às 20h55 e chegada a Banjul às 00h10 do dia seguinte, de onde descolam à 01h05 (quartas, sextas e domingos) para aterrar no Aeroporto Humberto Delgado às 06h05 (horas locais). Os bilhetes para estes voos já se encontram à venda.

Com o lançamento desta nova rota, a TAP volta a aumentar a sua operação para África, acrescentando mais um país e uma capital à sua rede de destinos no continente africano. Em 2018, a companhia transportou nas suas rotas africanas mais de 1,1 milhões de passageiros, um crescimento de 11,3% face ao ano anterior.

::

TAP mais verde

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, a TAP celebrou uma nova distinção. A companhia aérea portuguesa foi eleita a empresa com as melhores práticas ambientais pelos leitores das Selecções Reader’s Digest, na categoria Companhias Aéreas, vencendo o troféu Marca de Confiança Ambiente 2019. A consulta aos leitores teve por base 12 mil lares portugueses, representativos da população nacional nas variáveis demográficas de género e idade. A aferição dos resultados decorreu entre 17 de setembro e 30 de novembro de 2018. De acordo com Maria João Calha, responsável pela área de Environment da TAP, “aliada à estratégia de renovação da frota, a empresa tem procurado implementar projetos que permitam melhorar o desempenho ambiental e energético, reduzindo as emissões de dióxido de carbono”, destacando ainda que esta atuação é uma das prioridades da companhia. O lançamento do programa de redução de plástico descartável 2018-2020, em terra e a bordo, a renovação da frota com aeronaves mais silenciosas e eficientes, e a promoção e dinamização da cultura ambiental junto dos colaboradores têm sido algumas das várias iniciativas que a TAP tem realizado para reduzir a sua pegada ecológica.

::

Recursos Humanos da TAP distinguidos

A TAP viu o seu desempenho na área de Recursos Humanos distinguido na 8ª cerimónia dos Prémios Human Resources, a 9 de maio, em Lisboa. A companhia ganhou a medalha de ouro na categoria Employer Branding, onde concorria com mais sete empresas nacionais e internacionais, naquele que, de acordo com a organização, foi o maior evento de networking do mundo da Gestão de Pessoas. Este galardão vem celebrar as propostas de valor da companhia para os seus colaboradores e a sua reputação como empregadora. De acordo com Pedro Ramos, Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP, “este reconhecimento público que a companhia recebe uma vez mais, no que respeita à sua estratégia de Employer Branding, reforça o posicionamento da nossa empresa como a mais atrativa em Portugal”. Recorde-se que, no ano passado, a TAP contratou cerca de 1200 colaboradores e o Grupo TAP concluiu o ano de 2018 com mais de 12 mil trabalhadores diretos em Portugal, colocando a companhia entre as maiores empregadoras do país.

::

TAP Miles&Go premiado nos EUA

O programa de fidelização da TAP foi premiado nos prestigiados Freddie Awards, a 25 de abril. A companhia recebeu o galardão 210 Award para a Europa e África, que considera o TAP Miles&Go o programa com maior potencial de crescimento para estas regiões. A 29ª edição dos Freddie Awards teve lugar no CR Smith Museum, no Texas, EUA, tendo as categorias em concurso contado com mais de 7 milhões de votos de clientes frequentes, oriundos de diversos países. A atribuição deste prémio ao recém-criado TAP Miles&Go, que substituiu o programa Victoria no final do ano passado, vem confirmar a aposta da TAP em alterar de forma profunda o seu Programa de Fidelização, aproximando-o dos desejos e necessidades reais dos seus clientes. A competição Freddie Awards surgiu em 1988 com o objetivo de dar voz ao passageiro frequente e honrar os esforços de uma indústria que conta com mais de 300 milhões de membros em todo o mundo.

::

Relaxe no Aeroporto de São Francisco

A TAP começou a voar em junho a partir de Lisboa, cinco vezes por semana, para o Aeroporto Internacional de São Francisco (AISF), uma estrutura contemporânea em permanente evolução. Este mês inaugura o renovado Terminal 1, que passa a chamar-se The Harvey B. Milk Terminal, em homenagem ao importante nome da luta pelos direitos civis. Abre também o New Grand Hyatt Hotel, uma unidade de luxo erguida em terrenos do aeroporto. Mas há muito mais para explorar e aproveitar no AISF. Não se pode deixar de visitar o terraço ao ar livre e deck de observação no fim do Terminal Internacional, junto à área de embarque G, um espaço relaxante e ideal para os apaixonados da aviação. A paz de espírito também se obtém no Yoga Room, que fica no Terminal 2, logo depois do controlo de segurança e adjacente à Recompose Area. Por último, e não menos importante: saiba que no AISF funciona a Wag Brigade, uma grande ideia. É um programa que traz cães treinados para as áreas dos terminais, passeados por profissionais da San Francisco Society for the Prevention of Cruelty to Animals. É fácil indentificá-los: os cães usam coletes que dizem “Pet Me!”. É isso mesmo: faça-lhes festas!

flysfo.com

::

Jogar golfe com a TAP

Se é um amante do golfe, pode agora contar com uma página inteiramente consagrada a esta modalidade desportiva no site oficial da companhia, flytap.com. Resultado da parceria entre a TAP e a Hole19, esta página apresenta-lhe não só os eventos a decorrer como os futuros, cujas descrições incluem uma hiperligação que remete para uma página dedicada. Enquanto utilizador, tem a possibilidade de conhecer os campos parceiros que dão aos clientes da TAP um desconto no tee-time e efetuar a respetiva reserva. No final da página, encontrará uma ligação que lhe permite descarregar a aplicação Hole19, e que lhe irá proporcionar uma melhor experiência no âmbito da sua viagem de golfe. Atraindo milhares de visitantes todos os anos, Portugal é orgulhosamente a joia da coroa dos locais mundiais de golfe, tendo sido selecionado como o Melhor destino de Golfe do Mundo pelo quinto ano consecutivo em novembro de 2018.

::

Zé Pedro leva Xutos & Pontapés à Madeira

A banda de rock portuguesa Xutos & Pontapés voou pela primeira vez no novo Airbus A321neo CS-TJL, batizado com o nome de Zé Pedro, em honra do desaparecido guitarra-rtimo da banda (1956-2017), para dar um concerto no Funchal. O voo TP1687, cuja cabina estava decorada com o icónico lenço vermelho que caracteriza a banda, descolou de Lisboa no dia 30 de abril, às 16h40, tendo aterrado na Madeira às 18h25. Além do lenço vermelho, todos os passageiros do voo foram presenteados com o novo álbum do grupo: Duro. Este disco é o último em que Zé Pedro participou e serve de mote para a atual digressão da banda, que conta com o apoio da TAP. Simultaneamente, o grupo está a comemorar os seus 40 anos de carreira. O nome de Zé Pedro, seguido pelo símbolo dos Xutos & Pontapés, foi pintado durante a cerimónia de batismo do avião, que se realizou no Hangar 6 da TAP, em Lisboa, no passado mês de fevereiro, e que contou com a presença da banda, da família, de centenas de trabalhadores da TAP, do Chairman e do CEO da companhia, bem como de alguns convidados.Zé Pedro foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés, autores de vários sucessos como “Não Sou o Único”, “À Minha Maneira” ou “Para Sempre”.

::

Já chegou o 100º avião

Em 74 anos de existência a TAP tem pela primeira vez cem aviões na sua frota. Batizado com o nome do rei português D. Afonso Henriques, apelidado de “O Conquistador”, o 100º avião marca o início de uma nova era para a companhia e celebra as conquistas já alcançadas desde a privatização. O CS-TUI foi apresentado no Hangar 6 do Campus TAP, em Lisboa, a 20 de maio, e sua pintura comemorativa desvendada perante centenas de trabalhadores e vários órgãos de comunicação social presentes no local. O evento foi também transmitido via webcast, para que todos pudessem fazer parte desta data histórica. De acordo com Miguel Frasquilho, Chairman do Grupo TAP, e a quem coube a abertura da cerimónia, “a TAP atinge agora um patamar ainda mais restrito, que é o das companhias aéreas europeias a operar com pelo menos cem aeronaves. É, para nós, uma honra e um orgulho enorme estarmos hoje, todos juntos, a fazer história”. A TAP é também, neste momento, a única companhia do mundo a operar toda a frota NEO da Airbus e a primeira companhia da Europa a receber o Airbus A321 Long Range. É nestes aviões de última geração, com mais oferta de lugares e gastos mais eficientes, que assenta grande parte do processo de transformação e modernização da TAP, o que, nas palavras de Antonoaldo Neves, o CEO da companhia, já se reflete nas opiniões dos clientes. “O índice de satisfação nos nossos passageiros triplicou desde 2017. Temos que agradecer aos nossos clientes a preferência”, destacou o CEO durante a cerimónia. Em 2025, com 71 novos aviões, a TAP terá a frota mais moderna do mundo, sendo esta renovação um dos pilares do Plano Estratégico dos novos acionistas, apresentado aquando da privatização, em 2015, e aprovado pelo Estado português.

Arquivos

Eventos TAP

A transportadora aérea nacional apoia os seguintes eventos:

01 - 07.07 /// Lisboa /// VIII Congresso Internacional Matéria Prima

01 - 07.07 /// Faro /// XII Congresso Iberoamericano de Engenharia de Alimentos

04 - 05.07 /// Estoril /// EurAfrican Forum

05 - 20.07 /// São Miguel /// Walk&Talk - Festival de Artes

07 - 10.07 /// Porto /// 8th International Symposium on Delivery of Functionality in Complex Food Systems

08 - 11.07 /// Caparica /// VI International Caparica Conference on Analytical Proteomics

11 - 14.07 /// Espinho /// AMB World Volleyball Masters

14.07 - 02.08 /// Cascais /// European Innovation Academy

16 - 19.07 /// Lisboa /// 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

22 - 26.07 /// Braga /// 71º Encontro Anual de Ensino da Matemática

23 - 25.07 /// Lisboa /// MLA International Symposium

24 - 26.07 /// Lisboa /// 4th International Conference on Structure and Architecture

24 - 27.07 /// Avanca Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia

29.07 - 02.08 /// Aveiro /// Encontro Bi-anual da International Society for Analysis

29.07 - 02.08 /// Lisboa /// 15th European Ecological Federation Congress

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.