Making of Copenhaga

on Sep 3, 2019 in | No Comments

O conceito

A capital da Dinamarca reflete a política que rege o país: bem-estar social, onde os princípios da saúde e educação universal imperam. Há décadas que a legislação defende o ambiente e a sustentabilidade. Uma cidade focada em criar espaços de encontro seguros para os cidadãos, áreas verdes e transportes de qualidade, e na preservação do património. Onde a arquitetura é reverenciada e o design é rei. O Museu Dinamarquês de Design (MDD) foi inaugurado em 1895 (!) e desde 1926 ocupa um edifício rococó, antigo hospital, construído a meio do século XVIII e restaurado na década de 20 do século passado por dois grandes arquitetos. É nesta época que entra em cena o arquiteto e nome maior do design de mobiliário Kaare Klint (1888-1954), que renova o espaço da instituição. A principal missão do MDD é “tornar os consumidores contemporâneos mais críticos e orientados para a qualidade”.

::

O tipo de letra

Em 2016, numa parceria com a Urgent. Agency e o Stupid Studio, o MDD cria uma nova imagem e logótipo a partir de uma fonte de letra originalmente desenhada nos anos 60 pelo arquiteto Naur Klint, filho do lendário Kaare. A Flexibility é considerada “a primeira forma de escrita sistemática da Dinamarca” e “não é só o nome de uma fonte, é um fantástico identificador da identidade do museu”, diz Nikolina Olsen-Rule, diretora de comunicação. As capas desta revista, várias vezes premiadas, são fruto de muito trabalho de pesquisa e todas têm como principal objetivo traduzir em imagem o destino-tema. Copenhaga exigia design, e design é o nome do meio de Raquel Porto, a nossa diretora de arte, que, a partir do logótipo do MDD, desenhou o UP da nossa capa. O toque final foi a pura beleza escandinava da portuguesa Sandra Martins, vestida com elegância nórdica por Paulo Gomes.

 

por Paula Ribeiro

Arquivos

Capa UP 143 /// Copenhaga

Direcção de arte Raquel Porto, mais2designers.com

Fotógrafo Kenton Thatcher, kentonthatcher.com assistido por João Martins, Mafalda Casals, Inês Ventura

Manequim Sandra Martins, centralmodels.pt

Stylist Paulo Gomes

Make-up Antónia Rosa assistida por Frederico Simão com produtos MaqPro

Cabelos Helena Vaz Pereira para griffehairstyle.com

Pós-produção Fernando Martins

Vídeo Chico Rodrigues

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.