Mafalda Pinto Leite – 24 Horas em Lisboa

on Feb 1, 2011 in Embarque Imediato | 3 Comments

Legumes e frutas da época para um sábado de Inverno. Depois de saborosos pratos vienenses, passamos uma tarde entre o Chiado e a Baixa com a chefe Mafalda Pinto Leite. Destaque para a marmelada genuína e para as conservas de peixe, a condizerem com o slogan “O que é nacional é bom!”

Desde pequena que Mafalda Pinto Leite gosta de culinária. Aos 20 anos foi para a Escócia, onde passou alguns meses a trabalhar numa cozinha vegetariana. Seguiu para Nova Iorque para tirar o curso de chefe no Natural Gourmet Institute For Health & Culinary Arts. Na Califórnia trabalhou no Chez Panisse, tido pela revista Gourmet como uns dos melhores restaurantes dos EUA. Em 2000, foi para Londres, fazendo parte da equipa do Monte’s, onde Jamie Olivier era consultor e Ben O’Donoghue, chefe. A convite do último foi chefe na Books for Cooks, uma livraria gastronómica cujas receitas são executadas na parte de trás da loja. Regressada a Portugal, já editou três livros, sendo também colaboradora da revista Visão. Em 2010, foi a cara do programa Dias com Mafalda transmitido na Sic Mulher e na Sic Notícias.

http://mafaldapintoleite.blogs.sapo.pt

by Maria João Veloso
::

Clássico da Linha
“De manhã cedo tomo um galão e como um brioche de queijo e fiambre na pastelaria Garrett, um das pastelarias mais antigas do Estoril. O serviço é fantástico e tratam-me como se fosse da família. Vou lá com a minha filha de oito anos desde que ela nasceu.”
Pastelaria Garrett
Avenida de Nice, 54, Estoril
+351 21 468 0365

::

Biologia Real
“Aos sábados vou ao mercado biológico do Príncipe Real. Gosto de comprar lá frutas e legumes da época com a garantia de ser tudo nacional. Seguem-se as barraquinhas do pão, onde prefiro o artesanal. É também neste jardim que me abasteço de azeitonas e azeites nacionais.”
Jardim do Príncipe Real

::

Almoço vienense
“Sempre que posso vou a este café austríaco no Chiado. Tem uma comida leve e saborosa. Nas sobremesas destaco a sachertorte, a típica torta vienense. Além disso, é simpático e tem muita luz. Aos fins-de-semana tem brunches muito bons, dos quais destaco o Frühstück à base de carnes frias. Sigo para a loja A Vida Portuguesa, onde comprei aquelas formas para bolos em formato de coração que a minha mãe e a minha avó usavam.”
Kaffeehaus
Rua Anchieta, 3
+351 21 095 6828

A Vida Portuguesa
Rua Anchieta, 11
+351 21 346 5073
www.avidaportuguesa.com

::

Mercearia genuína
“A tarde é passada entre o Bairro Alto e a Baixa. Na Mercearia da Atalaia, apesar de os preços serem um bocadinho inflacionados, gosto de comprar genuínas compotas, marmelada, queijos e enchidos.”
Mercearia da Atalaia
Rua da Atalaia, 64 A
+351 21 342 1104
www.merceariadaatalaia.com

::

Cup of Tea
“Para adoçar a tarde, vamos até à Tease Lisbon’s Rock’n’Roll Bakery, uma padaria moderna, pioneira dos nova-iorquinos cupcakes. Acompanha lindamente com chás ou sumos de fruta. Para quem não gostar de cremes e coberturas, há bolos à fatia e scones.”
Tease Bakery
Rua do Norte, 31-33
http://teasebakery.blogspot.com

::

A conservar o que é bom
“Já na Rua dos Bacalhoeiros, em plena Baixa Pombalina, gosto de visitar a Conserveira de Lisboa. A loja é lindíssima e as conservas, todas nacionais, são mesmo boas.”
Conserveira de Lisboa
Rua dos Bacalhoeiros, 34
+351 21 887 1058

::

Com papas e bolos…
“Janto no Pap’Açorda, onde rego uns carapauzinhos fritos e arroz malandro de tomate com um bom copo de vinho. Remato com a tradicional mousse de chocolate. Além de ser a minha sobremesa preferida, gosto do ritual da tigela a servir os convivas. É um sítio especial, lembro-me de ser criança e ir lá almoçar com a minha mãe. A seguir regresso ao Estoril porque nunca saio à noite.”
Pap’Açorda
Rua da Atalaia, 57
+351 21 346 4811

Leave a Reply

Arquivos

Pub.

Oliveira da Serra TAP Campanhas

 

A decorrer

UP Eventos

«   /   » / Stop / Start

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.