Livro Vidas e Vozes do Mar e do Peixe por Tinta da China / Bule Varina por Storytailors & Laboratório d’Estórias

on Mar 1, 2019 in Embarque Imediato | No Comments

Livro Vidas e Vozes do Mar e do Peixe por Tinta da China

“Que o mar com fim será grego ou romano:/ O mar sem fim é português.” escreveu Fernando Pessoa no seu único livro em português publicado em vida, Mensagem. O mar, que no passado fez com que Portugal desse novos mundos ao mundo, é cada vez mais importante no presente e fundamental para o futuro. O território português compreende 92 mil km2 de terra e quase quatro milhões de km2 de oceano. “Mistério, ciência, fascínio, vida e alimento”, começa assim este livro escrito por Maria Manuel Valagão e Nídia Braz, com fotografias de Vasco Célio. São registos variados com um denominador comum: vivências que foram moldadas no “misterioso mar, através da luz, da cadência das ondas, da força das marés, da ação da água salgada que se transforma no sal que preserva os alimentos. Comunidades de pescadores, marinheiros, comerciantes de peixe, salineiros, conserveiros, operários dos estaleiros”, cultura e histórias das gentes que vivem do mar. Mas também um alerta para a exploração excessiva dos recursos e da poluição dos oceanos. Acreditando no triângulo modernidade, inovação e enorme oportunidade, para que continue sem fim o mar português. E todos os outros, porque, como cantou Gilberto Gil, “todo mar é um”.

 

tintadachina.pt \\\ €34,90 (o livro existe em duas edições, português e inglês)

::

Bule Varina por Storytailors & Laboratório d’Estórias

Com a construção da linha férrea em Portugal em meados do século XIX começaram a vir para Lisboa, da região de Aveiro, mas precisamente de Ovar – de onde deriva o nome “varina” –, as vendedeiras de peixe da Beira Litoral, que rapidamente se transformaram num dos símbolos da capital. Habituadas às tarefas árduas do mar e da praia, as varinas, mulheres e mães irreverentes e desinibidas, calcorreavam longos caminhos apregoando “peixe fresco da nossa costa”. Até meados do século XX estas figuras de porte altivo e indumentária típica animavam a pacatez das ruas de Lisboa. Inspirado na cultura popular portuguesa, o Laboratório d’Estórias é um espaço experimental de design que conta e reinventa histórias de Portugal. Numa colaboração com os talentosíssimos Storytailors, Varina e o Chá das 5 é uma coleção de seis bules (o da foto chama-se Madalena) fabricados em grés fino, banhados em vidrados translúcidos corados e desvidrados manualmente. A embalagem é feita em cartão e contém uma ilustração e o texto em português e em inglês. O chá e as varinas: dois símbolos de Portugal para levar consigo na bagagem.

laboratoriodestorias.com \\\ €79,50

 

por Paula Ribeiro

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.