David Palethorpe, inglês

em Aug 1, 2012 in Um Olhar Estrangeiro | No Comments

Era uma vez um britânico que em busca do seu sonho – abrir um bar – fez de Lisboa a sua casa, tornando-se mestre na arte de servir cocktails.

 

 

Chegou a Portugal há sete anos através de um encontro casual em Londres. “Eu e a minha namorada soubemos de um espaço que estava para venda em Lisboa. Em duas semanas fechámos negócio e em outubro de 2004 o Cinco Lounge abriu portas.”

Este carismático inglês é barman há vinte anos. Tinha 16 quando se inscreveu num programa que consistia em trabalhar a maior parte do tempo como empregado de mesa no restaurante Red Michelin Star em Hambleton Hall, Londres. Nos anos que se seguiram foi mudando de estabelecimentos, sempre em busca de mais qualquer coisa, até descobrir o interesse pelos cocktails, quando trabalhava no hotel de luxo L´Horizon, em Jersey. Dois anos depois estava no bar All Sport e foi aí que começou a criar os seus próprios cocktails e a treinar outros barmen. Três anos mais tarde muda-se para a Austrália, para o Grand Pacific Blue Room, em Sidney, ponto de encontro de celebridades onde viria a ganhar o prémio de Lista de Cocktails Australiana do Ano 2000. “Os cocktails estavam num nível totalmente diferente, foi onde realmente aprendi como deviam ser, como devia ser o seu sabor, as inúmeras possibilidades que se podem explorar.”

É convidado a desenvolver o espaço Cadmus, em Sydney, ganha outro prémio e concebe uma lista de cocktails com cerca de 180 bebidas. “Não dou muita importância a prémios. É simpático, mas não é o que valida a qualidade do meu trabalho. Gosto é que os clientes voltem”, explica. No entanto, o destaque atribuído pela imprensa a estes prémios levou vários bares de topo a solicitarem os conhecimentos de David como consultor. Passa também a colaborar com a mundialmente famosa revista Bartender. Segue-se uma temporada em Nova Iorque, no Theo´s Cocktail Bar, e um regresso à terra mãe, até que em 2004 chega a Lisboa onde continua a entreter clientes e a deliciá-los com a sua extensa lista de cocktails de alta qualidade.

Mas nem só de e para os cocktails vive David. É um dos responsáveis pela abertura do Tease, um espaço especializado em cupcakes, e co-responsável pela Black Pepper & Basil, empresa que se dedica a prestar consultoria a bares e restaurantes, administrando igualmente workshops para barmen.

Lisboa é o lugar ideal para degustar as suas criações: “A cidade é maravilhosa, era aquilo que eu procurava, uma grande cidade, mas pequena o suficiente, como se fosse um grande bairro. Lisboa é um lugar calmo, onde ainda podemos andar à vontade à noite. Os portugueses são simpáticos, acessíveis, esforçam-se por nos ajudar e têm orgulho no seu país, principalmente na sua gastronomia.”

 

por Joyce Mendonça

Arquivos

Cinco Lounge

É o melhor cocktail bar de Lisboa (assumimos a responsabilidade) e tem uma carta que faz as delícias de qualquer apreciador. A combinação de cocktails e de mocktails oscila entre o clássico e o contemporâneo, sendo todos eles elaborados com bebidas de qualidade e com fruta fresca, adequadas a cada estação. O ambiente é sofisticado, mas descontraído, e há sempre novidades para descobrir. Um programa refrescante e delicioso para uma noite de verão no bonito e cada vez mais trendy bairro do Princípe Real.

Cinco Lounge
Rua Ruben A. Leitão, 17-A, Lisboa
+351 21 342 4033
www.cincolounge.com

Onde comer

Cantinho do Avillez

De um dos grandes chefes portugueses, José Avillez, e em pleno Chiado, este restaurante de cozinha simples à base de petiscos e pratos tradicionais é pequeno (convém marcar mesa) e muito acolhedor. Entre as especialidades estão os peixinhos da horta e o queijo de Niza no forno. Fecha aos domingos.

Rua dos Duques de Bragança, 7, Lisboa
+351 21 199 2369

Outros bares

Pavilhão Chinês

Considerado um dos dez bares mais bonitos da Europa, é um clássico de Lisboa com cinco salas repletas de objetos de várias épocas colecionadas ao longo de décadas pelo proprietário. Tem mesa de bilhar e fecha somente no Natal e no primeiro dia do ano.

Rua D. Pedro V, 89, Lisboa
+351 21 342 4729

web design & development 262media.com