Check list de Margarida Botelho Rodrigues

on Mar 1, 2019 in Embarque Imediato | No Comments

Empresária

Estudou 12 anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, mas licenciou-se em Gestão de Empresas e, paralelamente, fez formações e workshops de decoração floral, tornando-se “master de flores”. Foi diretora de comunicação e marketing e deixou-se conquistar pela organização de eventos. Tinha 47 anos quando imaginou a Bloom, “uma loja de flores que primasse pela diferença e a atenção aos detalhes”. É visível o orgulho com que fala da sua loja em Braga: “agrega num só espaço uma série de tendências e inspirações que retratam o meu percurso”. É nas viagens que encontra inspiração.

bloomflores.com

::

Onde ser feliz

Tem vários destinos de eleição a que sempre regressa: “É difícil escolher só um porque em todos encontro sempre algo que me marca. Mas nunca me canso de Paris, Marraquexe e Nova Iorque.” Claro que em cada cidade que visita procura encontrar as melhores lojas de flores, os melhores hotéis e restaurantes para ver e apreciar a decoração floral da cidade: “É em cada um destes lugares que encontro inspiração para o trabalho que faço.” Para ficar, em qualquer parte do mundo, Margarida prefere os hotéis da cadeia Aman. Destaca também o Hotel Gili Lankanfushi, nas Maldivas, pela proximidade com a natureza.

Marraquexe \\\ aman.com

Maldivas \\\ gili-lankanfushi.com

::

Respirar fundo

Em Tóquio encontrou um dos seus jardins de eleição: o Koishikawa Korakuen (na imagem). “É dos mais antigos do Japão e, na primavera, com as cerejeiras em flor, é um espaço muito agradável e harmonioso.” Também adora a floresta de bambus Sagano, em Quioto. Refere ainda os Jardins da Baía, em Singapura, “uma das razões para visitar a cidade. Este parque é enorme, conseguimos apreciar uma variedade muito grande de espécies”. Depois, como gosta de correr, caminhar e andar de bicicleta, quando está em Nova Iorque ou Londres faz desporto no Central e no Hyde Park. “É uma maneira diferente de conhecer a cidade, recomendo vivamente.”

Tóquio\\\ teien.tokyo-park.or.jp

Quioto \\\ kyoto.travel

Singapura \\\ gardensbythebay.com.sg

Nova Iorque \\\  nycgovparks.org

Londres \\\ royalparks.org.uk

::

Acolhimento

Adora descobrir e provar as comidas de todos os países que visita. “Mas, tendo que premiar, escolho o restaurante Le Marocain, no hotel La Mamounia, em Marraquexe; o Tegui, em Buenos Aires; o Arpége, em Paris; e o Gaggan, em Banguecoque.” De bares, gosta do Dandelyan, em Londres, “para desfrutar de um momento agradável depois de jantar”, e também do NoMad, em Nova Iorque, a Floreria Atlántico, em Buenos Aires, e o bar Black Pearl, em Melbourne.

Marraquexe \\\ mamounia.com

Buenos Aires \\\ tegui.com.ar

Paris \\\ alain-passard.com

Banguecoque \\\ eatatgaggan.com

::

Bons achados

Em cada viagem reserva várias horas para passear por galerias de arte e mercados de rua com antiguidades, procurando produtos para clientes. Paris, por exemplo, é uma cidade à qual regressa com regularidade ao Marché aux Puces, e em Marraquexe a Medina é incontornável. No capítulo dos livros, recomenda uma visita à livraria Ateneo, em Buenos Aires, um antigo teatro dos anos 20, que também tem caférestaurante. “Na América do Sul, este é para mim o melhor espaço, é onde se pode encontrar a maior seleção de livros.” Em Nova Iorque aconselha uma passagem pela Rizzoli, em Manhattan; e a Corso Como 10, em Milão, e a Galignani, em Paris, as duas preferidas na Europa.

Buenos Aires \\\ yenny-elateneo.com

Nova Iorque \\\ rizzolibookstore.com

Milão \\\ 10corsocomo.com

Paris \\\ galignani.fr

::

De boca aberta

Margarida já viu muitas coisas bonitas, mas nunca esqueceu as vistas da Table Mountain, na Cidade do Cabo, e de todas as paisagens rurais na Nova Zelândia. Também adora o Monte Fuji, a mais alta montanha de todo o arquipélago japonês, na ilha de Honshu. Depois, a Ponte Bixby Creek, uma das mais fotografadas da Califórnia, no Big Sur. “Cativa-me pelo seu design e arquitetura elegante, com um cenário encantador como fundo.” E gosta particularmente dos Campos Elísios parisienses, “onde se fez história”, e porque tem para ela um significado especial: “Foi o lugar escolhido pelo meu marido para o pedido de casamento.”

Cidade do Cabo \\\ capetown.travel

Nova Zelândia \\\ newzealand.com

Honshu \\\ fujisan-climb.jp

Big Sur \\\ visitcalifornia.com

Paris \\\ parisinfo.com

::

História e cultura

Desde os três anos que Margarida estudou numa escola de música, “cresci a ouvir música clássica, assistir a audições e a falar de arte. Por isso, quando viajo, procuro conhecer o país através da sua cultura. A melhor forma de conhecer os valores de um país é percorrendo os seus museus e galerias”. O Museu do Louvre, em Paris, ocupa o primeiro lugar da sua lista, assim como o Palais de Tokyo e, em Nova Iorque, o Metropolitan ou o MoMA. Depois, conta, assistiu a uma ópera no Teatro Cólon, em Buenos Aires, e adorou. “É, sem dúvida, um teatro ao qual quero voltar. É considerado o melhor do mundo em acústica, e provei que assim era, e a beleza da sala e os salões são dignos de passar umas longas horas.” Relembra ainda a Ópera de Sydney, “um dos monumentos mais icónicos da arquitetura mundial e um dos símbolos da Austrália”.

Paris \\\ louvre.fr, palaisdetokyo.com

Nova Iorque \\\ metmuseum.org, moma.org

Sydney \\\ sydneyoperahouse.com

::

London Calling

Com ou sem Brexit, Londres será sempre irresistível no departamento das exposições, por isso vale a pena uma fuga de fim de semana só para um périplo pelos museus. Três imperdíveis: Christian Dior: Designer of Dreams no Victoria & Albert Museum, a beleza e impacto da imagem de uma das maiores casas de moda, e a sua relação com o Reino Unido; Renaissance Nude, o corpo em detalhe nas telas de Rafael, Ticiano ou Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts; e o maravilhoso Martin Parr e os seus originais retratos da sociedade inglesa na National Portrait Gallery, em Only Human.

Londres \\\ vam.ac.uk, royalacademy.org.uk, npg.org.uk

 

por Patrícia Barnabé

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.