Cachimbo Scorpius por João Madail / VAVA Capsule Collection por Álvaro Siza Vieira

on Feb 1, 2019 in Embarque Imediato | No Comments

Cachimbo Scorpius por João Madail

O mais famoso cachimbo do planeta é de um personagem literário: Sherlock Holmes, célebre detetive britânico criado por Sir Arthur Conan Doyle na Inglaterra do final do século XIX. Segundo o seu grande amigo e parceiro, Dr. Watson, Holmes era também um profundo conhecedor de tudo o que dizia respeito ao tabaco. O cachimbo ajudava-o a pensar em como solucionar os inúmeros crimes que era desafiado a desvendar. Foi também a pensar em como preencher o vazio que lhe trouxe o desemprego, seguido de uma reforma antecipada, que em 2010 João Madail, fumador e membro do Cachimbo Clube de Portugal, começou a fazê-los. Primeiro para uso próprio, depois para os amigos e, por fim, a comercializá-los, utilizando principalmente a madeira de raiz de urze e boquilhas de ebonite e acrílico. A marca por ele criada tem o sugestivo nome de Scorpius, palavra latina para escorpião, uma das constelações identificadas por Ptolomeu e também o oitavo signo do Zodíaco, caracterizado pela intuição e pelo mistério. Elementar.

Tabacaria do Rossio \\\ Rua Áurea, 295, Lisboa \\\ Tabak, tabak.pt \\\ €500

::

VAVA Capsule Collection por Álvaro Siza Vieira

Inspirada por personagens futuristas unissexo (conceito associado ao ADN da marca), a VAVA brinca com o imaginário da ficção científica, criando óculos sofisticados, contemporâneos e urbanos feitos à mão por mestres especialistas com materiais de altíssima qualidade. Há 13 anos vem desenvolvendo o projecto TH’ART, que junta artistas, designers e arquitetos, e é neste âmbito que nasce a colaboração com Siza Vieira, Prémio Pritzker 1992, criador de muitas obras emblemáticas por esse mundo fora. A estrutura das armações funciona como um edifício, usando o rosto como paisagem nas peças desta Capsule Collection que foi apresentada ao público na última Bienal de Veneza. Estes óculos traduzem na perfeição o grande desafio a que a VAVA se propõe: “eliminar elementos de composição supérfluos, adornos e romanticismos, para construir o género neutro”. E de rara beleza, achamos nós.

vavaeyewear.com \\\ €630

 

por Paula Ribeiro

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.