A reserva moral

on Nov 1, 2019 in Piloto Automático | No Comments

O Pap’Açorda abriu há quase 40 anos na capital portuguesa, mudou de sítio, mas tudo continua perfeito porque a cozinha tem o mesmo nome: Manuela Brandão.

Poucos meses passaram desde que Robert De Niro se emocionou em Portugal. E por uma razão que é particularmente cara aos portugueses: a comida. Desde os anos 80 que o ator americano vem com alguma regularidade a Lisboa, e o Pap’Açorda é um dos sítios que não falha. A cozinheira do restaurante, Manuela Brandão, lembra que De Niro passava por lá sempre que vinha e um dos pratos de que gostava particularmente eram as favas guisadas. Este ano, Manuela soube que o ator estava de regresso, e fez de propósito o seu prato favorito. O ator ficou surpreendido e emocionado sobretudo com a memória de Manuela Brandão.

A chef começou a trabalhar aqui antes de ter idade para votar, vinda de uma pequena aldeia em Montalegre, em Trás-os-Montes, mas começou no restaurante a fazer comida só para o pessoal da casa. Foi um nevão que lhe mudou a vida. O então cozinheiro e irmão do proprietário, Eduardo Fernandes, estava impedido de regressar a Lisboa devido às estradas bloqueadas. O restaurante ia fechar, mas Manuela disse que não era preciso. E não foi. Até hoje.

Manuela entrou para um dos restaurantes mais emblemáticos de Lisboa, que, a par do bar Frágil, foi dos grandes responsáveis pela nova vida do Bairro Alto nos anos 80, respetivamente sob a criatividade de Fernando Fernandes e Manuel Reis. Há três anos transferiu-se para o piso superior do Mercado da Ribeira, onde conquistou duas salas amplas com vista para o rio, separadas por uma garrafeira transparente. A comida é tradicional portuguesa, desde o início com uma roupagem moderna: peixinhos de cherovia com maionese picante, salada de peixes à algarvia… e a famosa mousse de chocolate.

Hoje talvez a chef tivesse ido para uma escola, até “para aprender outras técnicas”, mas a sua escola foram inúmeros livros de cozinha e a capacidade de inovar. E já lá vão cerca de três décadas à frente desta casa e outras tantos de memórias que passam pela classe política, com destaque para o antigo Presidente da República Mário Soares, um dos clientes mais assíduos, além de nomes que não passavam despercebidos como Sean Connery, Catherine Deneuve ou John Malkovich. A mudança não alterou aquilo sempre garantido: boa comida.

Avenida 24 de Julho, 49 \\\ papacorda.com

 

por Augusto Freitas de Sousa /// foto Gonçalo F. Santos

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.