A ideia é “botecar”

on Jan 1, 2020 in Piloto Automático | No Comments

Kiko Martins abriu O Boteco para homenagear as suas origens e dar a provar petiscos do Brasil.

Pela proximidade histórica com o Brasil, e não só, seria lógica uma enorme oferta gastronómica daquele país em Portugal. Na realidade, falando apenas de Lisboa, contam-se pelos dedos os restaurantes com uma carta genuinamente brasileira. O chef Kiko Martins – nascido no Rio de Janeiro, filho de portugueses – já tinha aberto outros espaços, mas agora, com uma qualidade especial, lançou O Boteco e criou uma carta com mais de 30 petiscos tropicais, desde a picanha com farofa ao quindim com tapioca, do bobó de camarão com mandioca e leite de coco ao escondidinho. Os croquetes de feijoada à brasileira (que também existe como prato principal) merecem, só por si, uma visita a este restaurante na Praça Luís de Camões, no centro da cidade, onde ele adaptou a culinária do Brasil para incluir produtos frescos portugueses. A cuidada decoração d’O Boteco reporta-se aos anos 50, mas com um elemento contemporâneo que surpreende no final da sala: “uma sátira” do artista plástico Bordalo II, que se debruçou sobre o Rio de Janeiro e a capital portuguesa.

Há 30 anos em Lisboa, o percurso de Kiko arrancou em 2013 com O Talho, e depois A Cevicheria, O Asiático, O Surf & Turf, O Poke e A Barra Japonesa. Ele, que se confessa “irrequieto, hiperativo”, começou a delegar competências, apesar do “esqueleto” continuar sempre à sua responsabilidade. Confia num rumo mais sereno da gastronomia e nas opções que contemplem produto, criatividade e serviço. Hoje “o caminho é as pessoas compreenderem o que comem, e o que esperam é comida boa e heterogeneidade de estilos”. E aqui faz-se isso, com um neologismo do Brasil: “botecar”, como ele diz.

Praça Luís de Camões, 37 \\\ fb.com/oboteco.chefkiko

 

por Augusto Freitas de Sousa

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.