24 Horas no Porto – Ana Alves Costa

on Dec 1, 2018 in Embarque Imediato | No Comments

A capital do Norte vista pela arquiteta Ana Alves Costa.

Ana Alves Costa doutorou-se e é professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, cidade onde nasceu. Trabalhou no Departamento de Renovação Urbana da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura e hoje colabora com o Atelier 15. A cidade que nos apresenta, onde não faltam edifícios contemporâneos memoráveis, está, antes de mais, recheada de construções e soluções urbanísticas históricas, com uma grande relação com o rio Douro.

fa.up.pt

::

Do outro lado

culturanorte.pt \\\ portopatrimoniomundial.com

Comece-se na margem oposta do rio Douro, em Gaia, pelo Mosteiro da Serra do Pilar. Entre-se na igreja para conhecer “um claustro especial pela sua configuração rara de planta circular, construído no século XVI”. Saindo para o miradouro, a arquiteta contempla a “belíssima vista do Porto” e aponta a Muralha Fernandina, a Sé, a Torre dos Clérigos, a Igreja dos Grilos. E as pontes e seus engenheiros, desde Eiffel a Edgar Cardoso e Adão da Fonseca.

::

Margens belas

cavesvinhodoporto.com \\\ visitporto.travel \\\ ccalfandegaporto.com

O passo seguinte é atravessar a pé a Ponte D. Luís e descer à Praça da Ribeira do Porto. Na vista inversa, apreciar as caves do vinho do Porto em Gaia e, do lado de cá, seguir até à Igreja de São Francisco para ver “o requintado revestimento com talha barroca e lá perto o casario de Miragaia (na imagem), o edifício da Alfândega e, mais à frente, o Cais das Pedras e o bairro de Massarelos”.

::

À boca do rio

portoenorte.pt \\\ amn.pt

E de volta à outra margem, ir no barco da carreira, até à Afurada. Ana sugere “percorrer este antigo aglomerado piscatório recentemente requalificado e conhecer melhor a sua história visitando o Centro Interpretativo do Património da Afurada que, num projeto contemporâneo, recupera antigos armazéns de apoio à pesca”. De regresso, caminhar até à Foz e ver o encontro do rio com o mar. Reconhecer antigos faróis, como o de São Miguel-o-Anjo, construído no século XVI na Cantareira. E, “avançando para poente junto ao Jardim do Passeio Alegre, percorrer os atuais molhes e entender o aglomerado que constitui a Foz do Douro”.

::

Mais do que um museu

serralves.pt \\\ anishkapoor.com

Ana afirma que 24 horas não são suficientes para entender o Porto dos arquitetos, mas “começar por visitar os jardins e a antiga Casa de Serralves, é uma boa ideia”. No mesmo universo, o Museu de Serralves de Álvaro Siza é “um marco fundamental da arquitetura moderna da cidade e resulta de um processo autoral diverso que vale a pena estudar”. Visitar a livraria de arte e arquitetura, almoçar no restaurante do museu e não deixar de passar pelas exposições que ocorrem nas diversas salas e a bonita biblioteca que se abre para os jardins é essencial.

::

O fascinante Siza

matosinhosport.com \\\ casadechadaboanova.pt \\\ casadaarquitectura.pt

A inevitabilidade de falar de Siza na cidade implica “uma visita a dois dos seus primeiros e fantásticos projetos, em Leça da Palmeira [na costa, a poucos quilómetros a norte do Porto]: a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova”. A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, organiza visitas a estas e outras obras de referência.

 

por Augusto Freitas de Sousa

Arquivos

Arquitectura gastronómica

1 /// Casa d’Oro

Rua do Ouro, 797 \\\ casadoro.pt

Num incrível edifício sobre o rio e junto à Ponte da Arrábida fica este restaurante italiano Casa d’Oro, que tem pizzaria com terraço.

::

2 /// Casa Augusto

Rua do Passeio Alegre, 924 \\\ augustofoz.com

No Jardim do Passeio Alegre esta belíssima e a antiga mercearia fina vende doces, biscoitos e vinhos de qualidade.

::

3 /// Ichiban

Avenida do Brasil, 454 \\\ ichiban.pt

Comida japonesa de alta qualidade num edifício moderno frente ao Atlântico.

::

4 /// Sabores & Açores

Rua de Miguel Bombarda, 285, loja 27

No CCB, um centro comercial que não é um shopping, verdadeiros produtos açorianos.

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.