24 Horas em Lisboa – Sérgio Ribeiro

on Mar 1, 2019 in Embarque Imediato | No Comments

O empreendedor Sérgio Ribeiro dá-nos a conhecer uma cidade sustentável, ligada ao rio.

Sérgio Ribeiro tinha 26 anos quando em 2017 cofundou a Planetiers, um mercado online para produtos e serviços sustentáveis que também agrega informação sobre a forma como reduzir o desperdício de resíduos. Mestre em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, tem estudado o comportamento do consumidor inserido no mundo digital e desenvolvido projetos próprios associados à sustentabilidade e educação ambiental.

planetiers.com

::

Começar o dia

Doca do Bom Sucesso \\\ altishotels.com

O rio e o mar são presença quase constante nos dias de Sérgio. Comece-se com “um bom pequeno-almoço à beira-rio”. Pela esplanada do Hotel Altis Belém “passam os barcos, passam os runners, passam os casais. Só não passa a tranquilidade pintada com a imagem de fundo do nosso rio Tejo, a ponte e a costa sul com o Cristo Rei a abraçar Lisboa”.

::

Pelo paredão

Avenida Brasília, Torre de Belém, Praça do Império \\\ fchampalimaud.org \\\ maat.pt \\\ torrebelem.gov.pt \\\ mosteirojeronimos.gov.pt \\\ ccb.pt

Aproveitando a oportunidade de já estar junto ao Tejo, caminhe ao longo do rio, “admirando toda a variedade arquitetónica e lugares icónicos” que existem naquela zona. Da história da Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos ao futurismo do edifício da Fundação Champalimaud. “Como se não bastassem estes espaços magníficos para admiração exterior e interior, ainda podemos visitar pontos de referência como o CCB, recheado de exposições e concertos de enorme qualidade, ou o MAAT.”

::

Vista para a margem certa

barcosolar.eu

Se caminhando pela beira-rio vê a margem sul do Tejo, se for para dentro do rio terá a visão perfeita sobre a margem certa. O casario branco que desce pelas colinas até ao rio pode ser visto a bordo dos catamarãs movidos a energia solar da Barco Solar: “Nada melhor do que uma viagem 100% a energia solar, onde podemos observar as paisagens da capital portuguesa numa tranquilidade inigualável.”

::

Sentidos vegetarianos

Rua da Mãe de Água, 3\\\ jardimdosentidos.com

O passeio vai abrir-lhe o apetite e Sérgio sugere um almoço no Jardim dos Sentidos, restaurante vegetariano com influências ayurvédicas. “Até o mais vego-cético irá deliciar-se com os temperos e pratos criados pela eco-chef Anita Cunha.”

::

Energia verde pelas Sete Colinas

Rua Palmira, 64 A \\\ planetiers.com

“Se é para conhecer Lisboa de cima a baixo, dos miradouros à Baixa, então o melhor é ser sem emissões”, diz Sérgio. Através do site da Planetiers pode reservar a sua visita ecológica pela cidade em carros 100% elétricos, geridos pela Live Electric Tours, e que lhe possibilitam ainda “gravar ou partilhar online e em tempo real as ruas e paisagens com os amigos e família”.

::

Viva o cogumelo

Mercado de Santa Clara \\\ Campo de Santa Clara, 7

Para o jantar, Sérgio sugere uma visita ao Santa Clara dos Cogumelos, onde todos os pratos se baseiam num único ingrediente. “Antes de irmos lá imaginamos quase um menu só com dois ou três pratos, no entanto, quanto mais pedimos, mais queremos.” Há paté de cogumelos, croquetes de cogumelos, shitake à Bulhão Pato, risoto de porcini, crème brûlée de trufa…

::

Um toque de jazz

Travessa de Santa Teresa, 28 \\\ barfoxtrot.pt

Para o dia acabar na perfeição, há que dar um salto ao Foxtrot, local ideal para “um copo tranquilo ao som de clássicos ou jazz”. “Reconhecido como um dos bares mais antigos de Lisboa – discute-se se é o mais antigo ou o segundo –, mantém um interior de classe e old school”, diz Sérgio, assumindo que raramente se escapa a um jogo de bilhar.

 

por Hermínia Saraiva

Arquivos

+ cidade sustentável

1 /// Gira

gira-bicicletasdelisboa.pt

As bicicletas, mecânicas ou elétricas, podem ser alugadas por 24 horas por €2 para “percorrer os mais de 60 quilómetros de ciclovias disponíveis” em Lisboa.

::

2 /// Museu da Água

epal.pt/EPAL/menu/museu-da-água

A história do abastecimento de água na cidade pode ser conhecida em vários núcleos espalhados por Lisboa.

::

3 /// Tapada da Ajuda

isa.ulisboa.pt/visitantes/tapada-da-ajuda

Jardim botânico com cerca de 100 hectares, tem um vasto património histórico e arquitetónico.

::

4 /// Estufa Fria

estufafria.cm-lisboa.pt

“Um dos mais importantes espaços verdes de Lisboa, a Estufa Fria é um autêntico museu vivo.”

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.