24 Horas em Lisboa – Rita e Daniela Duarte

on Nov 1, 2018 in Embarque Imediato | No Comments

As irmãs Rita e Daniela Duarte mostram uma cidade para quem tem mobilidade reduzida.

Daniela, especializada em direito da saúde, acumulou experiência na área da acessibilidade. Viveu e estudou alguns anos nos EUA e é apaixonada por literatura de viagens. Rita, com mestrado em turismo sustentável, esteve em instituições internacionais e centros universitários de investigação em vários países. Fundaram a Portugal 4All Senses, um operador turístico dedicado a pessoas com mobilidade reduzida.

portugal4allsenses.pt

::

Ciência & arte

Planetário, Centro Cultural de Belém\\\ ccm.marinha.pt/pt/planetário \\\ ccb.pt

Rita e Daniela lembram que o bairro de Belém está recheado de “um património histórico incrível”. Os monumentos “mais emblemáticos da época das Descobertas e do nosso estilo manuelino”. O Planetário é uma das visitas com todas as condições de acessibilidade. Por outro lado, referem que “Belém também é moderna e o Centro Cultural é fantástico, assim como as suas exposições”.

::

Irresistível

Museu de Lisboa – Torreão Poente, Vini Portugal \\\ museudelisboa.pt \\\ viniportugal.pt

“O Terreiro do Paço [Praça do Comércio] (na imagem) é impressionante e imponente.” O Museu de Lisboa – Torreão Poente é um dos pontos a visitar nesta Lisboa inclusiva. A sugestão passa por “beber um copo no fim da tarde de verão no Vini Portugal, onde se pode escolher vinho a copo de todas as regiões vinícolas do país”.

::

Sobe e desce

Elevador de Santa Justa \\\ carris.pt

O Elevador de Santa Justa é apropriado para todos. A vista 360 graus sobre a Baixa é, para as empresárias, um prazer e, se for ao pôr do sol, “ainda melhor”. A Baixa como conjunto “é o legado de um homem com uma visão extraordinária para a época”, o marquês de Pombal, primeiro-ministro no século XVIII. As ruas largas, casas antissísmicas e a inevitável Rua Augusta, uma das suas ruas preferidas.

::

Rococó

Palácio de Queluz \\\ parquesdesintra.pt

Às portas de Lisboa, um palácio que foi remodelado e que se tornou acessível para pessoas de mobilidade reduzida. Rita e Daniela sugerem este que é “o nosso palácio de Versailles, um dos grandes exemplos do estilo rococó na Europa”. Lembram que “os jardins são um exemplo ideal da integração da natureza na arquitetura do espaço”.

::

Em Sintra

Palácio de Monserrate, Sintra \\\ parquesdesintra.pt

De todos os palácios, elas preferem a joia ainda por descobrir pela maioria dos visitantes nacionais e estrangeiros: o Palácio de Monserrate. Recordam que pertenceu à família inglesa Cook e foi frequentado por grandes intelectuais, como o escritor William Beckford e o poeta anglo-escocês George Byron. Refira-se que o palácio é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e incapacidade visual.

::

Praia de Carcavelos

Cascais \\\ cascais.pt

É uma das cerca de 200 praias marítimas e fluviais com bandeira de Praia Acessível – Praia para Todos, com cadeiras anfíbias. Rita e Daniela propõem-na para um mergulho depois de um dia de trabalho no verão e para passear no inverno. Um local que “faz parte das memórias de infância” quando visitavam a avó.

 

por Augusto Freitas de Sousa

Arquivos

4 prazeres acessíveis

1 /// Darwin’s Café

Champalimaud Center for the Unknown, Avenida Brasília \\\ darwincafe.com

“Um espaço lindíssimo e totalmente acessível. A vista para o Tejo fala por si. Adoramos e recomendamos este restaurante.

::

2 /// Pharmacia

Rua Marechal Saldanha, 1 \\\ m.facebook.com/restaurantepharmacia

“A entrada para pessoas com mobilidade reduzida faz-se pelo Museu da Farmácia ou pelo parque de estacionamento privativodo restaurante.”

::

3 /// Evolution

Hotel Bar Praça Duque de Saldanha, 4 \\\ evolution-hotels.com

“Os funcionários são super simpáticos. Ótima combinação entre a modernidade e a acessibilidade de um espaço que é muito mais do que um bar de hotel.”

::

4 /// Estádio da Luz

Avenida Eusébio da Silva Ferreira \\\ slbenfica.pt

“É a nossa catedral moderna”, dizem elas sobre o estádio do Benfica. “Além de impressionante, é acessível para todos. Não há desculpa para não se ser do Benfica!"

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.