24 Horas em Lisboa – Joana Gomes Cardoso

on Sep 3, 2019 in Embarque Imediato | No Comments

Joana Gomes Cardoso , presidente da EGEAC, destaca-nos espaços municipais de cultura.

Lisboa é o seu berço, mas, como filha de diplomata, cresceu entre Genebra, Londres e Tóquio. Foi jornalista das delegações da CNN em Nova Iorque e em Nova Déli. Em Portugal integrou a equipa do canal SIC Notícias. Estudou Ciências Políticas e Antropologia, desenvolveu o interesse pelas políticas públicas na esfera cultural. É atualmente presidente da EGEAG, a empresa municipal que gere teatros, museus e outros espaços culturais da capital portuguesa.

egeac.pt

::

Tesouro

Teatro Romano \\\ Rua de São Mamede (ao Caldas), 3 A \\\ museudelisboa.pt

“Sabia que Lisboa teve um teatro romano com capacidade para quatro mil pessoas?”, pergunta Joana sobre esta “pérola ‘escondida’, perto do Castelo de São Jorge, com vistas magníficas para o rio Tejo”. Um “museu de sítio” que viaja até à Olisipo do início do século I d.C. e que inclui uma área de exposição de longa duração e um campo arqueológico.

::

Resistir

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade \\\ Rua de Augusto Rosa, 42 \\\ museudoaljube.pt

“Excelente para conhecer melhor o passado recente do país, com ecos na Europa atual”, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade situa-se numa antiga prisão política da ditadura. Mostra objetos da luta clandestina, exposições temporárias e uma permanente, tem um auditório e uma cafetaria com vista panorâmica sobre a Sé e o rio.

::

Cruzamentos

Atelier-Museu Júlio Pomar \\\ Rua do Vale, 7 \\\ ateliermuseujuliopomar.pt

Siza Vieira desenhou este museu que se transforma a cada exposição ao cruzar o vasto universo do pintor Júlio Pomar (1926-2018) com o de outros artistas contemporâneos. Até dia 29 de setembro, Formas que se Tornam Outras reflete sobre o modo como o corpo, o erotismo, a sensualidade e a sexualidade atravessaram o percurso do artista.

::

Visões

Museu da Marioneta \\\ Rua da Esperança, 146 \\\ museudamarioneta.pt

“Há máscaras e marionetas dos vários cantos do mundo neste museu encantatório. Fica num antigo convento na Madragoa, um dos bairros mais carismáticos de Lisboa.” Para todas as idades.

::

À descoberta

Galeria Avenida da Índia \\\ Avenida da Índia, 170 \\\ galeriasmunicipais.pt

Perto do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, “o antigo atelier do escultor Lagoa Henriques é, desde 2015, uma galeria municipal que promove temas pós- -coloniais”. Na programação estão artistas de diversas geografias que abordam essas questões e que recorrem a disciplinas como a antropologia e a história.

::

O génio irreverente

Museu Bordalo Pinheiro \\\ Campo Grande, 382 \\\ museubordalopinheiro.pt

O trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) abrange a cerâmica, a decoração e a ilustração. E continuará a ecoar nas gerações vindouras. Em 1916 foi-lhe dedicado o primeiro museu em Portugal a ser construído de raiz para albergar a obra de um artista, no área do Campo Grande. “Revisitá-lo deixa qualquer pessoa bem-disposta!”

 

por Manuel Simões

Arquivos

+

1 /// LU.CA

lucateatroluisdecamoes.pt

“Sempre que posso levo os meus filhos ao Teatro LU.CA, que tem uma agenda artística exclusivamente dedicada às crianças e aos jovens.”

::

2 /// Cinema Ideal

cinemaideal.pt

“Com cada vez menos cinemas na cidade, esta sala revive a tradição dos antigos cinemas de bairro com uma excelente programação.”

::

3 /// Tabernáculo by Hernâni Miguel

fb.com/tabernaculobyhernani

“O poiso de uma das figuras mais carismáticas da antiga noite lisboeta é um ótimo sítio para tomar um copo ao fim do dia ou ouvir jazz ao domingo.”

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.