1945-2020 – TAP comemora 75º aniversário

on May 1, 2020 in Embarque Imediato | No Comments

Ao atingir 75 anos de vida a TAP, ancorada num passado histórico, projeta-se no presente, olhando para o futuro com confiança. Assumindo a herança de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que em 1922 completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, a TAP foi criada à imagem do seu fundador, Humberto Delgado, assimilando a sua visão, arrojo e dinamismo.

Iniciando a sua atividade nas rotas europeias, o seu passado foi marcado pelo pioneirismo dos voos para África. A viagem entre Lisboa e Moçambique, com 12 escalas, durava 15 dias, sendo na época uma verdadeira proeza. Foi neste cenário que se formou a primeira geração de pilotos, introduzindo no código genético da TAP uma cultura de qualidade e rigor.

No cumprimento de orientações nacionais, a TAP entrou em 1962 na era do jato, ampliando a sua rede europeia e reforçando as ligações para África. Nesta década, de enorme crescimento, destacou-se a nossa Manutenção e Engenharia, que ganhou na indústria um prestígio de fiabilidade que se mantém até hoje. Investiu ainda na qualificação do produto, com base em serviço e qualidade do atendimento.

No cumprimento de orientações nacionais, a TAP entrou em 1962 na era do jato, ampliando a sua rede europeia e reforçando as ligações para África. Nesta década, de enorme crescimento, destacou-se a nossa Manutenção e Engenharia, que ganhou na indústria um prestígio de fiabilidade que se mantém até hoje. Investiu ainda na qualificação do produto, com base em serviço e qualidade do atendimento.

Mas novos desafios, incluindo novos concorrentes, tornaram indispensável reforçar a capacidade financeira da TAP, tornando-a mais competitiva e sustentável, tendo a sua reprivatização entrado de novo na agenda, concretizando-se finalmente em 2015.

O presente da TAP, dinamizado pelos novos acionistas, iniciou-se com um novo fôlego:

– a frota foi renovada com recurso a unidades de nova geração, reforçando-se com mais 30 aviões, atingido um número recorde de 105 unidades;

– as novas aeronaves traduziram uma poupança anual da TAP de 150 mil toneladas de CO2, traduzindo o nosso compromisso na indispensável melhoria da qualidade ambiental do planeta;

– foi reforçada a conetividade da operação com mais destinos e frequências em todas as direções e segmentos de mercado. Destaca-se o Atlântico Norte, com o Canadá a juntar-se aos EUA, que passou de duas para 11 Rotas . Ao mesmo tempo o Brasil reforçou-se com mais dez frequências semanais;

– as ligações nacionais foram também objeto de um significativo investimento, com duplicação das frequências entre Lisboa, Porto, Açores e Faro, bem como o reforço de 30% dos voos entre o continente e a Madeira;

– fruto deste do investimento havido, foi estancada a redução do nosso peso no mercado nacional, sendo recuperada a liderança no aeroporto de Lisboa e reforçada a nossa posição no Aeroporto do Porto;

– crescemos desde 2015 um total de 60% do número de passageiros, refletindo ainda os inquéritos aos nossos passageiros uma duplicação do seu grau de satisfação;

– a concretização deste ambicioso plano de transformação implicou um reforço dos quadros de pessoal, traduzido num aumento de 1800 postos de trabalho, consolidando uma equipa, cuja qualidade e dedicação, não me canso de elogiar.

Ganhando a TAP, ganha Portugal. Com efeito, somos hoje, mais do que nunca, a Empresa mais importante do País, fruto do aumento das receitas nos mercados internacionais, com reflexo na atração de milhões de turistas e na divulgação de produtos e marcas nacionais. Gerando atualmente o turismo um volume de riqueza de 15 mil milhões de euros, a TAP orgulha-se do seu contributo, reafirmando o seu compromisso de continuar a trabalhar para a valorização de Portugal.

A entrada com sucesso da TAP no mercado internacional de capitais, revelou também a confiança da comunidade no futuro da Companhia. Conseguindo igualmente atrair novos investidores internacionais consolidam-se perspetivas de um novo ciclo de estabilidade.

Ao fim de 75 anos de história a TAP renovou-se construindo hoje o seu futuro com confiança, ciente de que o sucesso do seu trabalho depende da concretização do seu projeto, o que se consegue com liderança, equipa, profissionalismo e forte ligação à comunidade.

Com a preferência dos nossos passageiros, a quem cumprimento efusivamente neste 75º aniversário, prometo, em nome de toda a TAP e de toda a nossa equipa, oferecer-lhes, cada vez mais, um produto que corresponda às suas melhores expetativas.

 

por Antonoaldo Neves, Presidente, TAP Air Portugal

Arquivos

web design & development 262media.com

A UP Magazine colocou cookies no seu computador para ajudar a melhorar este site. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.